O sistema AirStrike de segurança para redes sem fio (WLAN), baseada no padrão IEEE 802.11a/b/g, foi inicialmente desenvolvido como projeto final do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação da UFRJ no ano de 2003 pelo então aluno de graduação Demetrio S. D. Carrion ,sob orientação do Professor Luís Felipe M. de Moraes, Ph.D.


O AirStrike é uma implementação segura de um ponto de acesso para redes sem fio baseado no sistema operacional OpenBSD em conjunto com diversos outros softwares de código aberto sobre uma plataforma i386. Dentre estas ferramentas é possível citar algumas como, redes privadas virtuais Virtual Private Networks - VPNs), firewalls, protocolo SRP (Secure Remote Password), sistemas de detecção de desligamento de estação (DDE) e um sistema de gerenciameno da segurança e autenticação à rede sem fio, denominado AirStrikeSEC.



 

Hoje, o projeto AirStrike desenvolvido pelo Laboratório de Redes de Alta Velocidade da Coppe/UFRJ é foco de pesquisa e desenvolvimento, onde foi possível o desenvolvimento de 5 dissertações de mestrado, 3 projetos finais de conclusão de curso e algumas publicaçoes científicas.


Para conhecer mais o projeto não deixe de visitar a seção de downloads que contém manuais do sistema AirStrike, artigos e apresentações._______________________